Cadê a África nesse som?
Debate sobre a influência africana na música brasileira reuniu Mamour Ba, Martinho da Vila e o professor Edson Roberto

Os três convidados participaram ontem de um debate no Palco UBES, onde discutiram a contribuição do continente africano para a nossa música. De um jeito ou de outro, eles se empenharam para responder à pergunta que abre este texto.
“A bossa nova, um estilo musical brasileiro conhecido mundialmente, tem uma influência africana através do samba, do ritmo quebrado, é uma releitura desse estilo”, foi uma das respostas do professor.
Já o cantor Martinho da Vila respondeu de acordo com o que viu no continente africano: “Em Angola, descobri muito do nosso jeito de ser, da nossa poesia. Já Moçambique tem o nosso gingado, aquela cadência do samba veio de lá”.
O músico Mamour Ba, radicado no Brasil, achou resposta nas relações culturais e costumes comuns com a África: “Está na expressão facial, no jeito de andar. Também na maneira com que a mãe balança o filho nos braços, ela precisa improvisar para que ele não chore. Por isso, na música brasileira, é tão importante a improvisação”, falou.
O debate se estendeu para a influência africana na música mundial. Martinho da Vila lembrou que “o rock é essencialmente um ritmo negro”, referindo-se a Chuck Berry e Little Richards, considerados os pais desse estilo.
http://www.une.org.br/home3/une_bienal/m_7196.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Juntos,estamos trabalhando para um mundo melhor.